Janduí Macedo

Janduí Macedo
janduisilva@hotmail.com

quinta-feira, 15 de março de 2012

7ª POSTAGEM.

“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”, Eu sabia: Queria ser escritora e qualquer coisa que acontecia, por mínima que fosse, usava como impulso para me levar adiante. Ter a simpatia de Alcione Araújo, era mais uma alternativa, para retomar a luta.

Depois da matéria do Alcione Araújo, o livro iria sair, mas o meu casamento acabaria, que originou o livro “Abandono”, livro onde com prosa, conto sobre a separação, também falo sobre a oração para encontrar a “alma gêmea”. Não vou citar fatos do fim do meu casamento, por que quero falar só da literatura. Foi ela, A literatura, que salvou minha vida neste tempo difícil.


Com o jornal em mãos, tirei algumas cópias e sai divulgando, fui em muitas editoras, mas nada adiantou. Os editores continuavam irredutíveis.
Recebi inúmeros telefonemas de pessoas que eram solidários com minha luta, recebi da senhora Yeda Leite, inúmeros livros, ela ministrava o curso " ESPAÇO DAS EMOÇÕES", era tipo uma terapeuta, seus livros eram de auto ajuda, ela disse que os vendesse e o dinheiro revertesse para: cartas, telefonemas e originais que sempre enviava para as editoras (por que continuei enviando cartas para autores e editores pedindo oportunidade).
Um senhor, sr. Moacyr me deu um radio, com CD, novo, ainda na caixa, para que eu rifasse e revertesse o dinheiro para o mesmo fim.
Foi assim que cheguei até a Mazza Edições, editora voltada a cultura negra, a proprietária sra. Maria Mazarello, esta grande mulher que tornou meu sonho possível.
Lembro que marquei uma hora com ela, cheguei atrasada, ela brincou comigo, me falou – Você hem, foi esta hora que marquei? - E riu.
Simpatizei com ela imediatamente, ela conversou expôs as dificuldades, os custos da edição de um livro e me falou que ia montar iria um book com meu livro e assim eu poderia ir em empresas e pedir patrocínio. Deixei o livro “ 7 dias de cão”, com ela.

Só que foi tudo diferente...
Ela me chamou 15 dias depois, telefonou e falou - Quero que venha aqui na editora, quarta-feira, você e sua filha, não falte, estou lhe aguardando - Pensei ser o material que ela me prometeu.
Minha surpresa ao chegar lá, foi imensa... Ela falou comigo e minha filha - Seu livro esta em ponto de ir para a gráfica, ali esta o capista – apontou - logo ali a revisora. Você só vai sair daqui, depois que sentar com a revisora e acertar tudo com ela, e dar o OK! E também escolher a capa e dar OK!
Então veio a surpresa maior, ela falou – Olha como eu estou disposta a lhe ajudar – retirou um pacote de cima de um armário. Dentro mil convites para o Salão do Livro da Serraria Souza Pinto, nem acreditei eu iria lançar meu livro no Salão do Livro, de Belo Horizonte - ela falou que eu podia escolher a data que eu quisesse. No convite tinha o cachorro, igual a capa do livro.
Teve um outro convite, se eu podia trabalhar para ela os 10 dias, vendendo seus livros, dos outros autores e preparando os lançamentos de toda a programação de sua Stand. Aceitei de imediato.
Fui fazer a revisão do livro, ver capa, mas eu e minha filha estávamos tão felizes que nem podem imaginar. Nem sei como consegui revisar o texto.
Já em casa, durante os dias que faltavam para a feira, comprei uma caneta prateada, escolhi a data e preparei os convites,  comecei a entregar. Todos queriam me prestigiar.

Meu lançamento foi um sucesso, fiquei durante 10 dias na feira, participei de tudo, montagem, venda de livros, preparativos dos lançamentos, autógrafos dos autores. Chegada 10:00 hs e saia as 22:00 hs.
A cada hora chegava um amigo para comprar meu livro, as pessoas que compravam outros títulos, na hora de fechar a conta eu dizia – Sou escritora e lancei este livro - eles acabavam comprando um livro meu também.
Conheci a Vereadora Ana Paschoal, que anos depois tornou-se uma grande amiga.
Vendi muitos livros e o principal, trabalhei no que gostava, conheci muitos escritores, ganhei muitos livros e realizei meu sonho mais uma vez.
  

Serraria Souza Pinto
Salão do Livro.
Um dia feliz - Chegou meu livro - 2004.
Janduí, Amarillis, Adriana(Sobá), Escritor Neo Gêminni.
 Eu e Miriam Rios.
Janduí e Maria Mazarello.
10 dias de Salão do Livro - Trabalhando na Feira.
Janduí Macedo.
Foto com meu livro.
Distribuindo dedicatória.
CAPA DA FÁBULA
" 7 dias de cão, a cada dia uma lição ".
Mazza Edições.

Então até hoje todos os meus livros tem agradecimento a esta grande mulher Maria Mazarello. Isto um dia gerou uma grande confusão, por que descobri que um livro que eu fiz em parceria, não tinha o nome dela nos agradecimentos, pedi a autora do livro, eu era a co-autora que colocasse na ultima hora, nos agradecimentos o nome MAZZA, o revisor entendeu que meu nome era Janduí Mazza, então por pouco os livros não saíram com a capa, com o sobrenome da Mazza.
Mas tudo é valido, a ela serei sempre grata, dela eu nunca vou esquecer, nem cansar de agradecer, quando se faz um bem a uma pessoa nunca esquecemos, imagine quando se realiza um sonho desta pessoa, como ela fez em relação ao meu sonho...

Só sei lhe contar, que este cachorro deu o que falar.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário